segunda-feira, 2 de abril de 2012


Adoração -  Estudo Bíblico – 02/04/2012 -
                                                   Por Nayara Teixeira



"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." - João 4:23,24

Qual o significado de ADORAÇÃO?

Adoração/adorar: culto a uma divindade; culto, reverência e veneração.

No VT: significam ajoelhar-se, prostrar-se. Êx 20:5. “Quanto as imagens de escultura... Não as adorarás, nem lhes darás culto, por que eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.

No NT: Significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica.

Mt 4:8-10 - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 

Qual seria a base da definição para uma verdadeira adoração?

Seria um engano, acharmos que a verdadeira expressão de adoração vem do homem. Pois não somos puros, e o nosso coração é enganoso, mais que todas as coisas. Se colocássemos nossa base de adoração nas expressões humanas, estaríamos nos apoiando no que é enganoso e limitado. A base das nossas adorações e de como adorar ao Senhor, deve ser o livro escrito por ele, deixado por ele, para que nele e dele tivéssemos acesso a verdade: A BIBLIA.

A adoração falsa existe?

1.                Adoração sem santidade. Se o seu conhecimento da Palavra de Deus não o leva a ter uma vida nova, que zela pela santidade, e uma santidade que influi tanto a vida pública, quanto íntima, você ainda não está adorando a Deus em espírito e em verdade. Se o fruto do Espírito Santo não está evidente na sua obediência à doutrina (II Timóteo 3:10) . A adoração na forma correta leva à substância da verdade e ao aperfeiçoamento real (II Timóteo 3:16,17). Os que querem adorar em espírito e em verdade devem afastar-se daqueles que não têm a eficácia da piedade (II Timóteo 3:5).



2.                Adoração com os lábios, mas não com o coração. Essa adoração pode ter uma aparência impecável, como se o povo estivesse chegando a Deus e assentando-se diante dele, como sendo o povo verdadeiro de Deus, ouvindo as palavras de Deus, mas por fim, seus corações seguem o pecado. Não existe adoração sem temor a Deus, sem pedir que Deus sonde nossos corações e mentes e nos guiem por um caminho eterno. A adoração tem que vir de um coração quebrantado pela palavra de Deus.




3.             Adoração com a letra da lei, mas não com o espírito da lei. Zelar pelas regras, mesmo as mais rígidas e absurdas, em vez de inteirar-se com um espírito da adoração, parece ser fácil. Isso acontece entre os religiosos, com uma adoração falsa, e, até entre os que têm a forma correta de doutrina. Não podemos classificar como adoração verdadeira aquela que dê primazia à letra da lei, ao abandono do espírito da lei, ou seja, aquela adoração que despreza a presença e os desígnios do espírito santo de Deus, ele que angustias, muitas vezes, nós nem sabemos o que pedir e nem temos força, mas ele sabe. (João 4:24).



4.            Adoração com ignorância da verdade de Cristo é tida como adoração falsa. Jesus, na sua conversa com a mulher Samaritana, chegou a dizer-lhe que os Samaritanos adoram o que não sabe. A instrução de Cristo é: se não esteja adorando, em espírito e em verdade, a pessoa de Cristo, não está adorando ao agrado do Pai. Nossa adoração tem que ter o alvo correto: A PESSOA DE CRISTO. Sem a verdade de Cristo, nossa adoração é ignorante., "Errais, não conhecendo as Escrituras". Temos que conhecer o Deus vivo que adoramos, o Deus que criou os céus, e a terra, e tudo que nela há. O Deus que deu seu único filho para remissão dos nossos pecados. O Deus que nos conhece pelo nome, e que todos os dias nos abençoa, nos perdoa, nos da uma nova chance. É nesse e somente nele que devemos confiar, em JESUS CRISTO que ressuscitou e esta sentado a direita de Deus pai. Ref: (João 4:1-24, v.22) (João 4:24)( Mateus 22:29)



5.            Adoração com sacrifício aceitável ao homem, que não é em obediência à Palavra de Deus, e, portanto, não é adoração verdadeira. Pois obedecer ao que Deus diz é melhor que qualquer sacrifício que o homem possa pensar. O atender a voz do SENHOR é melhor que a gordura dos carneiros ou qualquer outra oferta que o homem possa dar  (I Samuel 15:3, 8-9, 14, 21-22). Apenas a obediência restrita à Palavra de Deus é adoração verdadeira. Esse ensino é: Quando obedecemos a Ele, em vez de fazer o que nós pensamos, é melhor estarmos dando a Deus o sacrifício que Lhe agrada. É a obediência que exalta Cristo na qual o Pai é glorificado.





6.            Adoração com intenção pura mas não vale como adoração verdadeira. Na adoração verdadeira, a intenção do homem não é o que vale mais. É a obediência da Palavra de Deus em amor. Não deixe a sua boa intenção enganar você. Deus quer que o adoremos pela obediência de Jesus Cristo para a nossa redenção e, pelo Espírito Santo obedecer à Palavra de Deus. Não precisamos ser ignorantes nesse assunto, pois Deus já nos revelou como Ele quer ser adorado: "em espírito e em verdade" (João 4:24).



A verdadeira adoração

Em espírito: A adoração "em espírito" é muito mais que um cântico bem cantado, ou uma aparência de santidade, uma concordância de observar uma lista de regras para a vida, ou um sentimento de bem estar. A adoração "em espírito" é um estilo de vida para com Deus, que deseja ser conforme o Seu Filho. Esse estilo de vida espiritual resulta em uma apresentação dos nossos corpos em sacrifício vivo para expressar pública e continuamente uma vida santa e agradável a Deus (Romanos 12:1,2; Gálatas 2:20).

Somente o espírito santo é capaz de nos convencer do pecado, do juízo e da justiça. Adorar em espírito é ser  a “vitrine”da palavra de Deus. As pessoas veem a diferença nos nossos atos, palavras, em nós. Isso é adorar em espírito, é abrir o coração e deixar que Deus possa agir dentro dele, fazendo a vontade e as mudanças conforme o seu querer. E essa ação do espírito santo, vem com o temor de Deus. Não existe mudança sem temor de Deus, temor na fala, nas vestes, no estudar, no trabalhar, em tudo, sem o constrangimento do espírito santo. É pensar antes de fazer, não fazer para depois pensar. É ser obediente a palavra de Deus.



Em verdade: não existe adoração em verdade, sem a verdade. E quem é a verdade: JESUS CRISTO.

Uma forma de adorar em verdade, é buscando ser como a nossa VERDADE. Ser imagem e semelhança de Cristo, aprender na bíblia o que ele ensinou e praticar.  Cristo deve ser nosso espelho, devemos diminuir nossas vontades, e deixar que ele cresça dentro de nós. Para nossa adoração agradar a Deus deve ser em conformidade com seu Filho, pois em Cristo, nosso pai se compraziu. Quanto mais parecidos com Cristo, mais nossa adoração é eficaz aos olhos de Deus.  




Não há espiritualidade sem obediência

O nosso titulo diz tudo: OBEDIÊNCIA. Adoração espiritual anda junto com a adoração pratica. Temos que obedecer. É fácil? Não. Mas temos lutar para sermos obedientes ao Senhor. O que obedecer: a palavra do Senhor, aos desígnios do Senhor, ao querer dele e não o nosso. Temos-nos que nos moldar, temos que buscar a obediência diariamente. Satanás nos tenta é na obediência, naquilo que nos mais gostamos e que não agrada os olhos do Senhor. A obediência quem nos traz, é o espírito santo de Deus. Ele conhece nossos corações. Existe intenção, sem obediência completa. Deus sabe o que cada um trás dentro de si,conhece nossas limitações. Ainda que esteja difícil, ele nos segura pelas mãos, por que ele nos ama, e acredita no desejo da nossa alma, de ter nossas vestes limpas diante dele. O que Deus deseja é a adoração "em espírito e em verdade", é algo que nunca é produzido pelo homem, mas que vem somente de Deus. É produzida pelo Espírito de Deus e é segundo a Sua Palavra, para trazer os seus à imagem de Cristo (II Coríntios 3:18).






2 comentários:

  1. Agradeço a Deus e ao Ministério por me dar a oportunidade de ministrar a palavra do Senhor. Que Deus possa estar sempre falando aos nossos corações, que ele possa continuar nos abençoando grandemente, como ele tem feito!!!
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Amém!!Palavras sábias e edificantes !!Que Deus abençoe e te capacite sempre!A Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir