sexta-feira, 30 de março de 2012




Superando a Depressão
                                                                                          Luciana Fonseca

























Analisando o Salmo 143, percebemos que o salmista descreve um estado de depressão e ele ensina com fé na Palavra de Deus como superá-la.

Vamos analisar as passagens de 3 até 10, para criarmos estratégias vitoriosas frente aos ataques do inimigo:
 "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
João 8:32


Salmo 143




OH SENHOR, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça.



E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente.





Pois o inimigo perseguiu a minha alma; atropelou-me até o chão;fez-me habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito.



Identifique a natureza e a causa do problema:
Avalie sua vida e veja o que te fez “habitar na escuridão”.Não minta para você mesmo nem procure a culpa nas pessoas.

Pense que neste momento o objetivo é a verdade.Seja valente e realmente tenha coragem de assumir para você e para o Nosso Pai Celestial que você errou, que você permitiu tais coisas na sua vida,que você foi fraco. Se alguém foi traidor, te fez mal, agiu de covardia, perdoe em Nome de Jesus, pois a cura é sua e individual e o perdão é imprescindível.Não perca sua benção!!Este momento é seu e você não pode salvar ninguém e nem prender ninguém no mundo espiritual por falta de perdão, só o Senhor tem poder de transformar.

Lembre-se que “guardar ressentimento é tomar veneno e esperar que o outro morra”.Não vale a pena!
Perdoar, é reconhecer-se no outro, reconhecer sua própria imperfeição e buscar compreender o que move o outro.Perdoar está estritamente ligado à capacidade que cada um tem de perdoar a si mesmo, pois requer enfrentar os próprios medos, julgamentos,injustiças, limitações, olhar para a própria vida e lembrar de quantas vezes já errou e desejou ser perdoado..lembre-se desta passagem:

“E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Lucas 6:41



Pois que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado.




Reconheça que a depressão rouba a vida e a luz.


A depressão rouba a vida e a luz.Oprime a liberdade espiritual e a nossa motivação .Nosso espírito fortalecido e encorajado pelo Espírito de Deus é poderoso e livre.




Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.

Lembre-se dos bons tempos



Procure pensar sobre coisas boas, coisas que te fazem bem.Todas as vezes que sentimentos ruins te acometerem repreenda-os e substitua estes ataques com o poder da sua mente pensando imediatamente em coisas boas , nas bençãos que Deus te deu, nas vitórias e superações.



Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta. (Selá.)





Louve ao Senhor em meio ao problema.


O salmista conhece a importância do louvor;ele ergue as mãos em adoração.Ele declara qual é verdadeiramente sua necessidade-ele precisa de Deus.Apenas Deus pode fazê-lo satisfeito.Muito frequentemente, quando as pessoas ficam deprimidas é porque precisam de alguma coisa e procuram no lugar errado, o que apenas aumenta seus problemas.



Em Jeremias 2.13 o Senhor disse: Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas,que não retêm as águas.



Apenas Deus pode saciar uma alma sedenta.Não se engane pensando que qualquer coisa pode satisfazê-lo inteira e completamente.Correr atrás da coisa errada sempre o deixará desapontado, e o desapontamento abre a porta para a depressão.



Ouve-me depressa, ó SENHOR; o meu espírito desmaia. Não escondas de mim a tua face, para que não seja semelhante aos que descem à cova.



Peça a ajuda de Deus



Ore e chore aos pés do Senhor.Peça perdão, confesse suas fraquezas diga a Ele que você é totalmente dependente Dele!



Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.



Ouça o Senhor

Peça direção de Deus, aprenda a escutar o Senhor.Busque a Palavra, tenha pensamentos bons assim que começar o seu dia, profetize coisas boas.



Livra-me, ó SENHOR, dos meus inimigos; fujo para ti, para me esconder.



Ore por livramento



Deus quer que você tenha uma vida separada, se afaste do que não te faz bem.Faça uma analise do que e de quem você realmente precisa se afastar e tome uma atitude.O que não te edifica te destroi.Quando estiver se sentindo mal , vá para um cantinho , se esconda do mundo e tenha seu momento com Deus , só você e Ele!Ele te protegerá e te confortará!



Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.




Busque sabedoria,conhecimento e liderança de Deus.
Mantenha sua mente em Deus não no problema.Deixe Deus agir Ele sabe de tudo que você precisa, não saia dos caminhos.Feche todas as portas que permitam que o inimigo entre.Repreenda todo pensamento de derrota, todo sentimento confuso, tenha fé , acredite que Deus transforma...se você não permitir como Deus irá trabalhar em seu favor?...."terra plana"...nada de altos e baixos..tente se manter equilibrado...isso não é do dia pra noite..isso é um exercício diário....e em muito pouco tempo você se verá livre e será testemunha do maravilhoso poder de Deus na sua vida para honra e glória do Senhor!



Vivifica-me, ó SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.



E por tua misericórdia desarraiga os meus inimigos, e destrói a todos os que angustiam a minha alma; pois sou teu servo.





Amém!!!A paz do Senhor Jesus !!

Fontes: A Bíblia Sagrada de Estudo Plenitude -  Campo de Batalha da Mente -Joyce Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário